EXAMES
EXAMES
EXAMES
Tomografia computadorizada é um exame não invasivo que combina equipamentos especiais de raios X com computadores programados para produzir imagens dos órgãos internos. As imagens mostram secções transversais da área estudada, como se o corpo fosse cortado em fatias para expor todos os órgãos da região. A técnica costuma ser comparada ao pão de forma: quando as fatias de imagem são reagrupadas pelo software de computador, o resultado é uma visão muito detalhada e multidimensional dos órgãos internos. É uma ferramenta muito útil para o estudo de todas as partes do corpo; um bom método de imagem para o diagnóstico de tumores de pulmão, pleura, mediastino (a região fica entre os dois pulmões), cérebro, ossos, fígado, vias biliares, pâncreas, rim, útero e ovários.
O exame é um recurso muito útil no diagnóstico de doenças frequentes em Oncologia: acidentes vasculares cerebrais, embolias pulmonares, aneurismas, compressões de medula espinhal por metástases ósseas, presença de edema cerebral, derrames pleurais, pericárdicos e peritoneais, entre outras. A tomografia computadorizada pode ser empregada para guiar os procedimentos minimamente invasivos, através dos quais realizamos biópsias, ablações para destruir tumores através do congelamento ou de ondas de ultrassom que aumentam a temperatura local.
REALIZAMOS:
- Abdominal Total
- Pelve/Bacia
- Articulações Colunas Cervical, Torácica e Lombar
- Crânio
- Mastoides
- Seios da Face do Abdomem Superior e Inferior
- Tórax
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
REALIZAMOS
- Doppler Vacular
- Morfológicas
- Gestacionais
- Mamárias
- Tireóide
- Estruturas Superficiais
- Cervical
- Abdominais
- Articulares
- Transvaginal
- Doppler
O exame de densitometria óssea é a principal forma de diagnosticar a osteoporose, pois fornece a medida quantitativa da perda de massa óssea do paciente e detecta precocemente a doença. O procedimento é rápido, indolor e não invasivo. Não é necessário preparação para o exame, como ficar em jejum ou interromper o uso de medicamentos. O paciente não necessita repousar após o exame e pode retornar às suas atividades normalmente.
O exame mede a densidade do osso em pelo menos dois locais, que costumam ser os mais afetados: a coluna lombar e o fêmur. A comparação dos resultados obtidos pelo paciente com os valores de referência para um grupo semelhante, tanto em idade quanto em sexo, determina o grau de comprometimento dos ossos.
Este exame é recomendado para mulheres acima de 60 anos ou em pessoas de ambos os sexos com queixas da doença.